No dia 19 de setembro, três alunos do 9.º ano foram entrevistados pela TVI, sobre um assunto muito importante para a sociedade e que deveria ser mais abordado nas escolas, órgãos de comunicação social e com todos os profissionais que trabalham em conjunto com crianças e adolescentes. O tema foi o uso excessivo, ou não, das novas tecnologias em ambiente de escola e de casa. No nosso Colégio, temos uma particularidade: não é permitido o uso de quaisquer aparelhos eletrónicos próprios. Para o estudo ou realização de trabalhos são utilizados computadores da Instituição.

A entrevista consistiu na filmagem de uma aula, seguida de uma entrevista a três alunos da turma.

Começámos por dizer os nossos nomes, as idades e o ano letivo que frequentamos.  De seguida a jornalista questionou-nos: «Quantas horas passas ao telemóvel, tablet ou computador?» «Como reagiste ao saber que uma das regras do Colégio é não poder usar o telemóvel?» Foi-nos também questionado se quando estamos com amigos que não são do Colégio, se sentimos que eles estão mais dependentes do telemóvel do que nós. Outra questão colocada foi se sentíamos falta do telemóvel no recreio, e também nos perguntaram se os nossos pais usam constantemente as tecnologias. Todas estas perguntas foram muito interessantes e são um forte tema para refletir na quantidade de horas que passamos ligados às tecnologias e o vício em que estas se tornaram na nossa sociedade. Mas sabemos que muitas serão as pessoas que pela dependência que têm das novas tecnologias, sobretudo das redes sociais, não se preocupam com este tema.

Em suma, o uso de telemóveis nas salas de aula prejudica a concentração do aluno e no recreio, tal como no ambiente fora da escola, promove o isolamento social.

A turma do 9.º ano agradece a oportunidade oferecida porque adorou participar nesta experiência. Ficamos a aguardar que passe na televisão.

Diogo Vicente, Beatriz Carrasco e Tiago Esteves

9.º  Ano