Pré-Escolar

Projecto Educativo

O projecto do pré-escolar visa potencializar as capacidades das crianças, dar-lhes rotinas, métodos de trabalho, autonomias, conhecer o mundo e melhorar o seu eu.

Assim sendo e acreditando que a aprendizagem é um processo onde se partilha cultura, a nossa proposta visa uma aprendizagem centrada na criança com o intuito de compreender o seu desenvolvimento num contexto colectivo, onde cuidar e educar se entrelaçam, respeitando sempre a individualidade e a subjectividade de cada um.

As crianças alimentam-se de sensações e a forma como se relacionam com o que as rodeia, tal como, a forma como se expressam é muito intensa e é aí que as artes e as actividades como o “Projecto dos 5 Sentidos” (conjunto de actividades que desenvolvem e estimulam os 5 sentidos) têm um papel muito importante para estimular essas sensações. Disponibilizar materiais diversos para as crianças trabalharem, possibilita que possam desenvolver áreas como a motricidade mas também a criatividade e outras competências que são introduzidas dentro das actividades. Vemos uma criança dotada de meios e instrumentos para conhecer o mundo e disposta a escutar e a dialogar, que tem necessidade do outro para sobreviver. O objectivo é criar crianças predispostas a criar relações e estas acabam por ser precoces. Para conseguir atingir e superar em larga escala as competências que devem ser adquiridas nestas idades sugeridas pela entidade competente no nosso país, para além das artes, a música tem de estar presente dentro da sala de aula diariamente, quer na aquisição dos conceitos básicos como no aperfeiçoamento da língua portuguesa, na implementação do inglês e até no domínio da matemática pois os alunos mostram claramente uma grande predisposição para aprender com música. Outra das actividades diárias em sala tem de ser o estímulo pela leitura e pelo livro através de histórias, lenga lengas, teatrealização de histórias, bem como brincar ao faz-de-conta. É nestas idades muito mais fácil implementar o gosto e o respeito pelos livros, bem como, o interesse em conhecer e dominar as letras, deixando nas crianças uma vontade própria tão grande em aprender a ler que se torna mais tarde muito mais fácil introduzir-lhes a aprendizagem da leitura.

Para finalizar mas não menos importante é a formação do corpo docente e não docente que trabalha directamente com o pré-escolar, pois são os responsáveis pela criação do ambiente e da zona de conforto das crianças, pela higiene e segurança, mas são também responsáveis pelos mimos e pelos laços criados com as crianças e não acreditamos que seja possível oferecer uma boa educação a crianças que não sejam felizes e que não vejam a sala de aula como a sua zona de conforto.

O objectivo é criar uma infantil que não seja uma história com um protagonista mas sim uma comunhão de histórias com vários protagonistas.

Construir o conhecimento