LINHA ORIENTADORA DO PROJETO

Falando em saúde mental: o fim da pandemia. E agora?

“A pandemia do medo é pior que um vírus. Não existe risco zero. Teremos de encontrar portas e janelas de iluminação nestes tempos enigmáticos e sombrios para evitar futuros desastrosos. Estes herdeiros da pandemia que estão a lidar com situações novas e irregulares serão capazes de se libertar de marcas físicas e mentais se tivermos a coragem de lhes devolver o direito a viverem em liberdade.”8

Caminhos:

• 2023/2024 – “Eu” – Posso ser feliz?
  • 2024/2025 – “Eu e o outro” – Posso ajudar?
  • 2025/2026 – “Eu e o Mundo” – Como posso fazer o mundo sorrir?

DISPOSIÇÕES FINAIS

“Projeto Educativo – o documento que consagra a orientação educativa da escola, elaborado e aprovado pelos seus órgãos de administração e gestão para um horizonte de quatro anos, no qual se explicitam os princípios, os valores, as metas e as estratégias segundo os quais a escola se propõe cumprir a sua função educativa.” (DL n.o 21/2006/M de 21 de junho)

O presente Projeto Educativo resultou de um trabalho de profunda análise e reflexão, procurando envolver todos os intervenientes que trabalham e frequentam o Colégio.

Foi definida a seguinte metodologia de trabalho:

• Constituição da equipa de trabalho;
  • Análise de todos os documentos de Escola já produzidos;
  • Pesquisa bibliográfica;
  • Distribuição de tarefas pelos elementos da equipa de trabalho, seguida de momentos de produção e reflexão conjuntas;
  • Divulgação do documento de trabalho para recolha de pareceres;
  • Enriquecimento do documento através da integração das sugestões apresentadas;
  • Divulgação do documento final em versão impressa e eletrónica.

O Projeto Educativo é, como não podia deixar de ser, um documento aberto, sendo passível de ser alterado sempre que se julgue oportuno.

O Projeto Educativo só ganha sentido ao ser posto em prática pela comunidade educativa e pressupõe um conhecimento tão aprofundado quanto possível, envolvendo pais, Encarregados de Educação, alunos, pessoal docente e não docente.

A elaboração de um Projeto Educativo implica, necessariamente, a sua divulgação pelo que está disponível para consulta.

Avaliação do Projeto Educativo

O Projeto Educativo será desenvolvido através dos planos anuais de atividades. Deverá atingir os objetivos a que se propõe durante o triénio de 2023-2026.

Serão efetuadas avaliações anuais para acompanhar a execução do Projeto e, no terceiro ano terá lugar uma avaliação global.

O momento adequado a tais apreciações será o final de cada ano letivo, abrindo caminho ao planeamento do ano seguinte.