Deprecated: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)` in /var/www/colegioreggioemilia.pt/wp-content/plugins/js_composer/include/classes/editors/class-vc-frontend-editor.php on line 644

Deprecated: The each() function is deprecated. This message will be suppressed on further calls in /var/www/colegioreggioemilia.pt/wp-content/plugins/js_composer/include/classes/core/class-vc-mapper.php on line 111

Deprecated: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in /var/www/colegioreggioemilia.pt/wp-content/plugins/Ultimate_VC_Addons/admin/auto-update/admin-functions.php on line 13
Abordagem Reggio Emilia - Colégio Reggio Emilia

Abordagem Reggio Emilia

A arte como ferramenta para a construção do processo de conhecimento.Após a segunda guerra mundial, um grupo de mulheres da cidade italiana de Reggio Emilia procurava um modelo diferente de escola, integrada à comunidade e com formação pautada na ética e no desenvolvimento de competências.

A abordagem educacional foi criada de maneira democrática e tão bem sucedida que acabou por ser municipalizada em 1963 e logo se espalhou por todas as escolas do município.

O reconhecimento internacional surgiu em 1991, quando a revista norte-americana Newsweek publicou uma matéria apontando o sistema educacional infantil de Reggio Emilia como o mais admirável do mundo. Até os dias de hoje, o desenvolvimento pedagógico é feito de maneira democrática, na qual desde os coordenadores até cozinheiros são considerados peças fundamentais para o processo.

Na entrevista a seguir, Bruna Elena Giacopini, pedagoga das escolas de Reggio Emilia explica um pouco sobre os conceitos que norteiam esse inovador projeto pedagógico. Formada em pedagogia pela Universidade de Bolonha, a profissional integra uma grande equipa que trabalha com uma abordagem baseada no empenho, na pesquisa e na experimentação, onde existe extrema valorização dos alunos como indivíduos e do confronto de ideias para a formulação democrática do conhecimento.