Abordagem Reggio Emilia - Colégio Reggio Emilia

Abordagem Reggio Emilia

A arte como ferramenta para a construção do processo de conhecimento.Após a segunda guerra mundial, um grupo de mulheres da cidade italiana de Reggio Emilia procurava um modelo diferente de escola, integrada à comunidade e com formação pautada na ética e no desenvolvimento de competências.

A abordagem educacional foi criada de maneira democrática e tão bem sucedida que acabou por ser municipalizada em 1963 e logo se espalhou por todas as escolas do município.

O reconhecimento internacional surgiu em 1991, quando a revista norte-americana Newsweek publicou uma matéria apontando o sistema educacional infantil de Reggio Emilia como o mais admirável do mundo. Até os dias de hoje, o desenvolvimento pedagógico é feito de maneira democrática, na qual desde os coordenadores até cozinheiros são considerados peças fundamentais para o processo.

Na entrevista a seguir, Bruna Elena Giacopini, pedagoga das escolas de Reggio Emilia explica um pouco sobre os conceitos que norteiam esse inovador projeto pedagógico. Formada em pedagogia pela Universidade de Bolonha, a profissional integra uma grande equipa que trabalha com uma abordagem baseada no empenho, na pesquisa e na experimentação, onde existe extrema valorização dos alunos como indivíduos e do confronto de ideias para a formulação democrática do conhecimento.