O atelier é um espaço muito importante na abordagem pedagógica Reggio Emília que inspira o nosso colégio. Aqui os nossos alunos encontram um espaço desafiador que convida a aprender “fazendo “e a utilizar as mãos como ferramenta para muitas descobertas. Não se resumindo apenas ao ensinamento de técnicas artísticas.
É, acima de tudo, um grande laboratório rico em materiais diversificados que acolhe e amplifica as abordagens e os olhares criativos da criança/adolescente, utilizando os trabalhos manuais como suporte para as inúmeras pesquisas e aprendizagens iniciadas na sala de aula.
Neste espaço aguçamos o espírito curioso da criança/adolescente, incentivando ao diálogo, a pesquisa e a experimentação dos matérias utilizando técnicas artística para promover várias competências.
Acreditamos que a valorização das suas capacidades artísticas torna o ser humano mais confiante e determinado no modo como encara o mundo, enquanto estimula a imaginação e a criatividade, a expressão gráfica e plástica, a atenção e concentração, o raciocínio lógico, a motricidade fina, a orientação espacial entre muitas outras competências, ao longo de toda a sua vida académica.
Aqui a imaginação pode voar livremente e ganhar cor e corpo através dos trabalhos propostos e realizados pelos alunos.

Na Abordagem Reggio Emilia

A arte é vista como uma ferramenta para a construção do conhecimento tendo o Atelier como um “laboratório de pensamento”.
Este espaço surge como uma oficina para as crianças explorarem e fazerem descobertas, utilizando os materiais como forma de linguagem para se expressarem e comunicarem.