Deprecated: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)` in /var/www/colegioreggioemilia.pt/wp-content/plugins/js_composer/include/classes/editors/class-vc-frontend-editor.php on line 644

Deprecated: The each() function is deprecated. This message will be suppressed on further calls in /var/www/colegioreggioemilia.pt/wp-content/plugins/js_composer/include/classes/core/class-vc-mapper.php on line 111

Deprecated: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in /var/www/colegioreggioemilia.pt/wp-content/plugins/Ultimate_VC_Addons/admin/auto-update/admin-functions.php on line 13
Atelier - Colégio Reggio Emilia
O atelier é um espaço muito importante na abordagem pedagógica Reggio Emília que inspira o nosso colégio. Aqui os nossos alunos encontram um espaço desafiador que convida a aprender "fazendo "e a utilizar as mãos como ferramenta para muitas descobertas. Não se resumindo apenas ao ensinamento de técnicas artísticas. É, acima de tudo, um grande laboratório rico em materiais diversificados que acolhe e amplifica as abordagens e os olhares criativos da criança/adolescente ,utilizando os trabalhos manuais como suporte para as inúmeras pesquisas e aprendizagens iniciadas na sala de aula. Neste espaço aguçamos o espírito curioso da criança/adolescente, incentivando ao diálogo, a pesquisa e a experimentação dos matérias utilizando técnicas artística para promover várias competências. Acreditamos que a valorização das suas capacidades artísticas torna o ser humano mais confiante e determinado no modo como encara o mundo, enquanto estimula a imaginação e a criatividade, a expressão gráfica e plástica, a atenção e concentração, o raciocínio lógico, a motricidade fina, a orientação espacial entre muitas outras competências, ao longo de toda a sua vida académica. Aqui a imaginação pode voar livremente e ganhar cor e corpo através dos trabalhos propostos e realizados pelos alunos.

Abordagem Reggio Emilia

A arte como ferramenta para a construção do processo de conhecimento. Após a segunda guerra mundial, um grupo de mulheres da cidade italiana de Reggio Emilia procurava um modelo diferente de escola, integrada à comunidade e com formação pautada na ética e no desenvolvimento de competências.