O 3.º Ciclo, a partir da articulação com o 2.º Ciclo, desenvolve-se com base na organização curricular sugerida pelo Ministério da Educação e Ciência.
Os alunos vão ser trabalhados nas diversas áreas curriculares com o objetivo de se apresentarem no secundário com a maior solidez intelectual e física. Vai-se dar especial notoriedade às áreas curriculares de Português, Matemática, Inglês, Francês, História, Geografia, Físico-Química, Cidadania e Desenvolvimento, Educação Visual e Tecnologias da Informação e Comunicação, bem como ao gosto pelas Ciências Naturais, quer na sua vertente exata, quer na sua vertente social, bem como a arte, a atividade física. E ainda, como oferta complementar, inserido no horário curricular, Xadrez, Artes Visuais e Complemento à Educação Artística.

Defende-se que na organização e gestão dos currículos é essencial a manutenção da coerência e sequencialidade entre os ciclos; a integração do currículo e da avaliação no processo de ensino aprendizagem; as áreas curriculares devem promover aprendizagens significativas e a formação integral dos alunos, articulando e contextualizando os saberes; a educação para a cidadania deve ser transversal e fazer parte de todas as áreas; integração das dimensões teórico práticas na valorização das aprendizagens experimentais, especialmente, o ensino das ciências; racionalização das cargas horárias letivas; ter autonomia para elaborar o projeto curricular adequado e integrado no projeto educativo; desenvolvimento de competências ao nível das TIC, diversificando metodologias e estratégias de ensino e atividades de aprendizagem; diversificar ofertas educativas para alcançar os objetivos de cada ciclo, tendo em conta as características de cada aluno.

Plano Curricular

• Diretivas programáticas do Ministério da Educação e Ciência em convergência com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e com as Aprendizagens Essenciais.
  • Português
  • Matemática
  • Inglês
  • Francês
  • História
  • Geografia
  • Físico-Química
  • Cidadania e Desenvolvimento
  • Educação Visual
  • Tecnologias da Informação e Comunicação
  • Ciências Naturais
  • Educação Física
  • Oferta Complementar
  • Complemento à Educação Artística.