Órgãos de Gestão e Administração

A Direção, o Conselho Pedagógico e a Direção Financeira, Administrativa e de Recursos Humanos constituem os órgãos de gestão e administração da Escola. Estes órgãos procuram exercer as suas funções de forma articulada, desenvolvendo competências nos domínios administrativo, pedagógico, cultural e financeiro.

Estruturas de Orientação Educativa

Conselho Pedagógico

O Conselho Pedagógico é o órgão de gestão pedagógica do Colégio. É presidido pelo Diretor Pedagógico e onde têm assento os Coordenadores de Ciclo, os Coordenadores de Departamento, o Coordenador do Gabinete Psicopedagógico, o Representante do Pessoal não Docente e o Representante da Direção Executiva.

Departamentos Pedagógicos

O Colégio tem três Departamentos: Línguas e Ciências Sociais; Matemática e Ciências Experimentais; Expressões e Artes. Estes Departamentos são presididos pelo respetivo Coordenador e têm assento todos os docentes que pertencem às respetivas áreas. Nestes departamentos devolvem-se as ferramentas de gestão e articulação entre as disciplinas que o compreendem.

Conselho de Diretores de Turma

O Conselho de Diretores de Turma reúne mensalmente com a presença da Direção. Nestas reuniões, pretende-se realizar a gestão do 2.o e 3.o ciclos em todos as vertentes necessárias ao bom funcionamento do Colégio. Tal permite um acompanhamento mais próximo por parte da Direção.

Conselhos de Educadoras

A composição dos Conselhos de Educadoras está definida na legislação em vigor. Os Conselhos são dirigidos pelo Coordenador.

Conselhos de Docentes do 1.o Ciclo

Este Conselho reúne mensalmente com a presença da Direção. Nestas reuniões, pretende-se realizar a gestão do 1.o ciclo em todos as vertentes necessárias ao bom funcionamento do Colégio. Tal permite um acompanhamento mais próximo por parte da Direção.

Conselhos de Turma

A composição dos Conselhos de Turma está definida na legislação em vigor. Os Conselhos são dirigidos pelo Diretor de Turma, professor com assento no Conselho de Diretores de Turma.

Estruturas de Apoio Educativo

O insucesso escolar é uma preocupação constante da Escola nas suas diversas manifestações como repetências, transições imperfeitas, fraco domínio da língua portuguesa e das competências essenciais de Matemática, abandono das disciplinas em que sentem maior dificuldade e, em última instância, o abandono precoce da Escola.

Neste âmbito, as experiências e inovações dos professores deste Colégio traduzem-se, na prática, no desenvolvimento de atividades de diferenciação pedagógica e individualização do ensino, consubstanciadas em diversos domínios de intervenção pedagógica multi e transdisciplinar, implicando todos os intervenientes do processo educativo.

Para além das modalidades de apoio operacionalizadas em contexto de aula, o Colégio dispõe ainda dos seguintes recursos de apoio educativo:

Apoio Educativo

Os alunos que revelam mais dificuldades na aquisição e aplicação dos conhecimentos são propostos pelo Conselho de Turma / Conselho de Docentes do 1.o, 2.o e 3.o Ciclos para a frequência de aulas de apoio educativo. Privilegiam-se as disciplinas de Português, Matemática e Inglês. O número de alunos que frequentam estas aulas é reduzido de modo a permitir um trabalho mais individualizado.

A frequência destas aulas de apoio não implica qualquer encargo adicional para os Encarregados de Educação.

Preparação para Exame Nacional do Ensino Básico

Os alunos de 9.o ano têm, como oferta, 2 tempos letivos extra-horário, para preparação das provas finais de ciclo, nomeadamente, os exames nacionais. Os tempos são distribuídos entre Português e Matemática.

Gabinete Psicopedagógico

O Gabinete Psicopedagógico do Colégio tem como principais objetivos desenvolver o seu trabalho em duas grandes áreas: acompanhamento/atendimento e formação nas diversas valências: Pré-escolar; 1.o, 2.o e 3.o Ciclos.

Em traços muito gerais, o acompanhamento/atendimento prende-se com a avaliação e apoio psicopedagógico, encaminhamento de casos, atendimento de pais, trabalho com os professores, desenvolvimento de projetos de intervenção e orientação escolar e profissional. Por outro lado, a área da formação diz respeito a ações formativas que são desenvolvidas junto de pais, professores e comunidade escolar em geral.

O Gabinete promove ainda ações de sensibilização parental de determinadas temáticas com base nas problemáticas sentidas.