Atualmente, os alunos vivem rodeados de múltiplos estímulos que constituem uma barreira ao estado pleno de atenção. Partindo destas mudanças, percebemos facilmente a importância da realização de atividades de estimulação cognitiva a par do ensino da linguagem, dos números ou das cores. A estimulação das competências cognitivas tem um impacto poderoso no desenvolvimento dos alunos no que diz respeito ao desempenho escolar e ao ajustamento social visto que lhes permite aprenderem a controlar os impulsos, a planear, a focar a sua atenção e a trabalhar com múltiplos estímulos, por exemplo. Esta estimulação deve ser realizada não apenas como ferramenta de reabilitação, mas também como ferramenta de intervenção precoce.

O melhor de tudo é que podemos trabalhar todas estas capacidades através de jogos e atividades didáticas. Assim, conseguimos alunos motivados para a aprendizagem e em constante evolução.

Porque, nunca nos podemos esquecer: aprender é uma questão de oportunidade, não interessa o grau de dificuldade de cada um.

Vera Correia

(Gabinete Psicopedagógico)