Exposição de trabalhos no Colégio Reggio Emilia

Os alunos do Colégio Reggio Emilia adoraram a visita de estudo à exposição “Materialidade e Metamorfose” de Joan Miró, patente no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa. Durante vários dias, a criatividade do artista catalão inundou os pensamentos dos alunos do colégio e, de um momento para o outro, começaram a nascer ideias diferentes em cada uma das turmas.

O percurso da exposição de Joan Miró

O responsável por todo este frenesim de ideias foi Joan Miró, artista de origem catalã e autor das 85 obras que encheram as páginas dos jornais em 2014. Neste ano o governo português decidiu leiloar a coleção em Londres para abater as dívidas do Banco Português de Negócios. Com um valor estimado em cerca de 35 milhões de euros, a coleção de Joan Miró foi considerada um prestígio para Portugal e a venda acabou por ser cancelada. Uma excelente notícia para o reportório cultural português e uma oportunidade para entrar no mapa das coleções mais importantes a nível internacional. Numa primeira fase a coleção esteve em Serralves (Porto) e foi vista por mas de 240 mil pessoas. Com a mudança para Lisboa a exposição pôde continuar a ser visitada por pessoas oriundas dos 4 cantos do mundo. Os alunos do Colégio Reggio Emilia fazem parte das centenas de milhar de pessoas que tiveram a possibilidade de visitar uma das mais fantásticas coleções de arte em todo o mundo.

Da inspiração à concretização

Inspirados pela coleção de Joan Miró os alunos decidiram fazer alguns trabalhos. O 3.º, 5.º e 6.ºano começaram a fazer um desenho. O 7.º ano respondeu à iniciativa com uma composição e o 8.º ano criou um mobile. Uma vez finalizados, os trabalhos foram expostos na praça do Colégio Reggio Emilia, local onde tudo acontece e onde a arte emana todo o seu esplendor. Mais uma grande iniciativa dos alunos do Colégio Reggio Emilia que todos vão querer ver.   Flávio Martins