A riqueza do património cultural, científico e humano!

Entre os dias 20 e 24 de novembro celebrou-se a semana cultural no Colégio Reggio Emilia. Numa iniciativa inédita, alunos, docentes, pessoal não docente e restante comunidade escolar, foram convidados a celebrar cinco ideias essenciais: os direitos das crianças, as culturas portuguesa, anglófona e francesa e as ciências. Em todos os dias houve atividades diversificadas e acréscimo de cultura e interesse. Texto alt automático indisponível. A semana iniciou-se com a celebração do dia internacional dos direitos das crianças. Muitas vezes são dados como adquiridos e, portanto, desvalorizados, mas são de supra importância num mundo cada vez mais desligado da sua humanidade e dos seus valores! Direito a uma casa, a uma família, à saúde e à educação parecem elementares num mundo que se diz civilizado, mas cuja universalidade está posta em causa. Cabe a nós dar voz a esses direitos para que jamais sejam esquecidos.

Portugal aos nossos olhos

Texto alt automático indisponível. Seguidamente, na terça-feira, houve a celebração da cultura portuguesa. Por um lado, a entrada do colégio serviu de montra para muitos símbolos da cultura portuguesa, desde o Coração de Viana, passando pelo Galo de Barcelos, e pelos típicos xailes portugueses. Houve ainda espaço para uma exposição de gastronomia portuguesa, elaborada pelos alunos e pais do 2º ano do 1º ciclo. Praticamente todas as regiões portuguesas estavam representadas nesta mostra gastronómica, desde o bolo de mel da Madeira, passando pelas sardinhas lisboetas e pela francesinha do Porto, acabando nos doces de amêndoa do Algarve. Ao almoço serviu-se arroz com pastéis de bacalhau e arroz doce para sobremesa ao som o fado e do Carlos Paião (cantado entusiasticamente pelos alunos).

O inglês no mundo

A imagem pode conter: interiores Na quarta-feira, o reinado pertenceu à cultura anglófona. Nas paredes do corredor principal aconteceu uma exposição de cartazes sobre vários símbolos da cultura anglófona no mundo. Ao almoço houve fish and chips e ao lanche scones, elaborados pelo 6º ano do 2º ciclo. Tudo isto enquanto se ouvia os Beatles em som de fundo.   A imagem pode conter: comida

Um dia no laboratório

A quinta-feira foi dedicada às Ciências. Durante toda a semana, no nosso ateliê esteve patente uma feira de minerais, onde os nossos alunos e restante comunidade educativa pode contactar com os mais diversificados minerais, podendo inclusive adquirir alguns. Para além dos conteúdos de Ciências Naturais, foi muito interessante perceber que alguns alunos aproveitaram esta oportunidade para contactar com o mundo do comércio pela primeira vez, quer como vendedores, quer como compradores. Em simultâneo, na quinta-feira, foi dia de laboratório aberto. Todas as turmas puderam visitar o laboratório e com a ajuda dos professores de Ciências Naturais e de Ciências Físico-Químicas puderam vestir a bata de cientistas por um dia e participar numa experiência.

Oh lá lá!!!

A imagem pode conter: comida Finalmente, a sexta-feira chegou e com ela a cultura francesa! Novamente esteve patente uma exposição nas paredes do corredor principal, ao almoço comeu-se quiche Lorraine e ao lanche todos puderam deliciar-se com os croissants au chocolat! No fim de contas, foi uma semana muito rica e muito interessante, que fez a todos mais felizes! Esperamos que para o ano haja mais e melhor!