Setembro chegou com a azafama de um novo ano letivo. De um lado para o outro, em centros comerciais e lojas da especialidade, encontramos pais e alunos à procura da melhor caneta, da borracha mais eficaz, dos cadernos mais coloridos e da mochila mais engraçada. Uma pequena aventura que antecede uma viagem pelo mundo do conhecimento.

“O Homem não é mais do que a educação faz dele.” IMMANUEL KANT

Tudo pronto para mais uma viagem!

De mochila às costas os alunos do Colégio Reggio Emilia iniciaram a viagem com um sorriso rasgado. Um sorriso que transformou as pequenas lágrimas da despedida num alegre pó da felicidade. Tudo estava prestes a mudar para os novos alunos que iniciavam a desafiante viagem pelo mundo do conhecimento. Uma mudança que contou com a preciosa ajuda de todos os professores, auxiliares e em especial dos alunos mais habituados aos desafios que o Colégio Reggio Emilia oferece. “A arte como ferramenta para a construção do processo de conhecimento.” – Abordagem Reggio Emilia

Patinhos, Girafas e Dragões. A descoberta da cor!

A viagem dos Patinhos, das Girafas e dos Dragões encheu-se de cor e fantasia. Tudo começou quando os Patinhos decidiram mergulhar as mãos na tinta. Encantadas com o universo da cor, as Girafas escolheram os berlindes que utilizaram para colorir. Por sua vez os Dragões utilizaram a força do vento e sopraram a tinta pelas folhas.

Um olhar para as Salas do Jardim de Infância

A aventura dos Patinhos começou com uma nova sala, no espaço que define o início do percurso dos alunos do Colégio Reggio Emilia. Os primeiros passos, os primeiros desafios, o início de um longo e divertido caminho. Eis a Sala dos Patinhos! É aqui que tudo e todos são contagiados por uma fantástica alegria e uma enorme vontade de explorar o mundo que os rodeia! Da Sala das Girafas é possível ver a praça do Colégio Reggio Emilia. Um espaço central que permite viver a aventura no epicentro dos acontecimentos. Com o pescoço bem esticado e uma enorme vontade de crescer as girafas procuram novos desafios.   Os Dragões dizem estar muito crescidos. Cheios de coragem decidiram partir à descoberta e iniciaram a viagem numa nova Sala. A um passo do Primeiro Ciclo, é tempo de brincar, rir e descobrir!

Um olhar para as salas do Primeiro Ciclo

Eis a nova sala do Primeiro Ano, a Sala Cruz Vermelha. A Cruz Vermelha Portuguesa protege a vida e a saúde e preserva a dignidade das pessoas, em especial das mais fragilizadas e desfavorecidas. Tendo em conta o tema do Projeto Educativo do Colégio Reggio Emilia, surgiu a sala do primeiro ano.   O Segundo Ano presenteou-nos com a Sala Ajuda de Berço. A missão desta associação é dar colo aos bebés que lhes são confiados  e contribuir para um projecto de vida duradouro e feliz. A associação dá o seu melhor todos os dias: dá amor, segurança e afecto. Ajuda os bebés a crescerem felizes enquanto estão nos seus braços e colaboram na solução ideal para a vida de cada um deles. É impossível ficar indiferente a este projeto. Os alunos do Terceiro Ano convidam-nos a conhecer o universo da UNICEF. O Fundo das Nações Unidas para a Infância é um órgão das Nações Unidas que tem como objetivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades e contribuir para o seu desenvolvimento O Quarto Ano dá-nos a conhecer as Aldeias de Crianças SOS. Os alunos do quarto ano vão descobrir que uma em cada 10 crianças está em risco de viver sozinha. Uma viagem de risco pelo mundo de uma das Aldeias de Crianças SOS.

O segundo ciclo partiu à descoberta da arte!

Um olhar para dentro da aula de Educação Tecnológica do 6.º ano. Os alunos planificaram e elaboraram uma proteção para as suas borrachas. Um trabalho feito com diferentes materiais. No final, os alunos fizeram uma reflexão sobre todo o processo do “método de resolução de problemas” e perceberam a importância do mesmo.   Fiquem atentos ao Facebook do Colégio Reggio Emilia. Vão chover notícias de todas a salas que iniciaram a viagem. O 5.º ano e o 3.º Ciclo do Ensino Básico já estão a preparar novidades para nos surpreender. Até já!
Flávio Martins