Durante o mês de março os alunos do 2º ano passaram de pequenos cientistas a pequenos agricultores, explorando o tema das plantas em Estudo do Meio. Partimos de uma história chamada “Uma Flor chamada Maria”, do autor Alves Redol e do ilustrador José Miguel Ribeiro, da Editora Caminho, do Plano Nacional de Leitura. A Professora Tânia contou a história à turma e deste livro surgiu um projeto – “Como é a Maria Flor?” Os alunos imaginaram a Maria Flor e desenharam-na. Cada aluno deu asas à sua imaginação. Posteriormente, em grande grupo, aprendemos que as plantas podem ser completas ou incompletas. Aprendemos ainda que as plantas completas são constituídas por raiz, caule, folha, flor e fruto. Depois, cada aluno legendou os constituintes da sua “Maria Flor”. Posteriormente, exploramos vários jogos na plataforma “Escola Virtual” e descobrimos que existem plantas espontâneas e plantas cultivadas. Ao longo de vários dias os alunos foram trazendo diversas plantas espontâneas para apresentarem e partilharem com a turma.

Da teoria à prática

Para ajudar os alunos a compreenderem melhor como nascem as plantas, decidimos, em turma, germinar várias sementes. Escolhemos sementes de feijão manteiga, feijão frade, grão, rúcula e melão. De forma a sermos pequenos agricultores escolhemos germinar sementes em terra e sementes envolvidas em algodão. Este projeto foi desenvolvido a pares e a trios, durante o qual os alunos escolheram as variáveis a observar como, por exemplo, a influência da luz solar, a influência da água e a influência do canto para a semente. Ao longo de semanas os alunos observaram, regaram, cantaram e registaram o desenvolvimento e não desenvolvimento das sementes. Ficaram bastante interessados e empolgados com as suas descobertas, sendo que uma das alunas trouxe um “relvinhas” de forma a dar continuidade aos nossos pequenos agricultores.

Tânia Lopes

Professora do 2.º Ano