Os alunos do 3.º ano aproveitaram o penúltimo dia de aulas do 2.º período para construírem um “Relvinhas”. Após a leitura e exploração da obra “O cabelo do Senhor Capelo” de Luísa Ducla Soares e aproveitando o facto de estarem a abordar o tema das plantas foi realizada uma atividade diferente e muito divertida, que agradou bastante aos alunos. Para esta atividade, os alunos necessitaram de uma meia de vidro, terra e serradura, sementes de alpista, tesoura, prato de plástico e água. Os alunos começaram por pegar na meia e de seguida colocaram a alpista dentro da meia. Depois encheram a meia com terra e serradura. Seguidamente fecharam a meia com um nó na ponta e cortaram o excesso de meia. Posteriormente as “bolas” foram colocadas dentro de água para que a terra e a serradura ficassem bem húmidas. De seguida, foram colocadas dentro de um prato de plástico e postas ao sol.

A decoração do “Relvinhas”

Quando os alunos regressaram das férias da Páscoa foram feitas as decorações das meias uma vez que enquanto estavam molhadas não foi possível. Todos os alunos aguardavam ansiosamente pelo momento da germinação. Só assim os seus “relvinhas” deixarão de ser carecas! E o espanto aconteceu mesmo porque os seus “Relvinhas” revelaram fartas cabeleiras e daí nasceram lindas carinhas. É fascinante ver a descoberta acontecer e o fascínio nos olhos das crianças com uma atividade tão simples, mas que traz tão grande satisfação.

Carma Pereira

Professora do 3.º Ano