No dia 1 de março, os alunos do 4.º ano receberam cheios de curiosidade a professora Elsa para mais uma experiência. Desta vez foram descobrir e observar as várias transformações físicas que a água pode sofrer para alterar o seu estado. Tapar um recipiente com água a ferver, bafejar para um vidro ou um espelho, observar a condensação numa planta tapada por um saco de plástico foram algumas das situações experienciadas.

Do físico ao químico…

Mas a professora Elsa trazia uma pequena surpresa para os pequenos cientistas curiosos: e que tal uma experiência em que a transformação fosse química e não física como o que acontece com a água? Juntámos permanganato de sódio com um pouco de glicerina e diante de olhos fascinados e sorrisos de espanto viram acontecer fogo! A excitação foi tanta que repetiram a experiência várias vezes, sempre com a mesma emoção. Foi sem dúvida uma excelente forma de aprenderem a distinguir uma transformação física de uma transformação química.

Alunos do 4º ano – Sala Aldeias de Crianças SOS