”A Matemática está em todo o lado!” Esta frase faz parte do dia-a-dia dos alunos da turma do 4.º ano. Todos os dias damos por nós a descobrir as várias utilidades da Matemática na nossa vida. Desta vez, começámos por trabalhar as Pavimentações. Mas, o que é pavimentar? É preencher todo o plano com figuras geométricas sem deixar espaços em branco e sem haver sobreposição de figuras. Mãos ao trabalho e lá fomos descobrir várias pavimentações com diferentes polígonos e onde pudemos aplicar diversos padrões. Em grupo, explorámos e descobrimos com materiais manipuláveis, recortes e pinturas diferentes pavimentações.

Passar a palavra

Mas, a sala dos Dragões lançou-nos o desafio de pensarmos numa pavimentação para a sala deles que pudesse ser “desmanchada” em assentos individuais. Mais uma vez, mãos à obra, e fomos “construir” a melhor forma de pavimentar a sala dos nossos amiguinhos. Depois mostramos como ficou e se eles gostaram!

Alunos do 4º ano – Sala Aldeias de Crianças SOS