Durante o mês de janeiro e fevereiro os alunos do 3.º ano estiveram a descobrir o corpo humano através de uma viagem pelos principais órgãos. Ao longo de várias semanas os alunos foram aprendendo como funciona o corpo humano. Começaram por explorar o sistema digestivo, posteriormente o sistema respiratório, o sistema circulatório, o excretor e finalmente o reprodutor. Para ajudar os alunos a compreenderem melhor como somos por dentro, foram explorados em sala alguns órgãos. Iniciaram esta aventura com um pulmão de porco, o qual arrancou muitos “UAU” dos alunos. Puderam observar a textura e forma do pulmão, bem como os movimentos de inspiração e expiração. Visualizaram ainda a traqueia e os brônquios.

2.ª fase do projeto

Na semana seguinte convidaram o professor Rui Lourenço para vir à nossa sala fazer a apresentação e exploração do coração. A turma foi dividida em cinco grupos e cada grupo ficou com um coração para poderem observar e explorar. Os alunos observaram a artéria aorta, as artérias e o miocárdio. Foi uma tarde de muitas descobertas que os alunos adoraram. Este capítulo do Estudo do Meio foi o que mais agradou os alunos e o que despertou neles maior interesse e curiosidade.