A turma do 3.º ano, com a colaboração dos Encarregados de Educação, desenvolveu um projeto em torno da obra literária: “As fadas Verdes” de Matilde Rosa Araújo. Após a exploração dos 23 poemas que compõem esta obra, os alunos ficaram cheios de ideias para poderem apresentar os poemas a outros alunos do Colégio. Inicialmente foi decidido que os poemas seriam apresentados através de fantoches que representariam o poema atribuído a cada aluno através de sorteio. Seguidamente, foi escolhida a base dos fantoches. Entre as opções apresentadas pelos alunos foi escolhida a colher de pau. Na fase de execução foi pedida a colaboração das famílias para que em casa dessem largas à imaginação e pudessem juntos explorar novamente o poema e a partir deste criarem o fantoche. Passado algum tempo começaram a chegar à sala de aula os mais diversos materiais e muitos fantoches cheios de criatividade e muita cor. Com toda esta magia de cores e perante o entusiasmo da turma quisemos apresentar a poesia e os fantoches aos nossos amigos do Jardim de Infância. Assim sendo, no dia 24 de maio os alunos do 3.º ano declamaram poesia para os mais novos no ginásio. A atividade decorreu sob o olhar curioso e ouvido atento de quem nos escutava. De seguida os fantoches ficaram à disposição dos alunos do J.I. para que dessem largas à sua imaginação e criatividade durante as suas brincadeiras na sala de aula.

Esta atividade permitiu desenvolver o gosto pela poesia e fomentar o à vontade a falar em público.

Alunos do 3.º ano