Este ano a turma do 4.º ano está a desenvolver um projeto em parceria com a professora de Inglês. O projeto consiste em ensinar conteúdos da disciplina de Estudo do Meio em português e simultaneamente em inglês. O projeto CLIL significa Content and Language Integrated Learning (Aprendizagem Integrada de Conteúdos e Língua). Durante as aulas, a titular de turma, professora Carma Pereira e a professora de Inglês, professora Kate Litvinova, vão explorando os conteúdos com os alunos de forma espontânea e harmoniosa, dando aos alunos a possibilidade de aprenderem a língua inglesa de uma forma mais natural. O principal objetivo deste projeto passa pelo desenvolvimento da compreensão oral e escrita da língua inglesa associado às aprendizagens e conteúdos de Estudo do Meio. Até ao momento, os alunos abordaram os seguintes temas: a forma da Terra, as fases da Lua, o Sistema Solar, os oceanos e continentes, o globo e o planisfério. No decorrer das aulas a curiosidade tem sido grande e tem sido possível desenvolver alguns trabalhos práticos acerca dos temas estudados. A opinião dos alunos acerca deste projeto é bastante positiva e destacam o facto de existirem duas professoras em sala que estão a trabalhar o mesmo conteúdo apenas mudando a língua falada. Depois referem também o facto de as aulas serem divertidas e descontraídas e poderem realizar atividades de grupo e trabalhos mais práticos. Ao longo do ano iremos dando notícias acerca deste projeto-piloto no nosso Colégio. Fiquem atentos!

A turma do 4.º ano