• Início
  • Colégio
    • História
    • Projeto Educativo
    • Abordagem Reggio Emilia
    • Etapas de Aprendizagem
    • Horário Escolar
    • Calendário Escolar
    • Instalações
  • Área Educativa
    • Jardim de Infância
    • Ciclos de Ensino
      • 1º Ciclo
      • 2º Ciclo
      • 3º Ciclo
    • Programa Fastrackids
    • Atelier
  • Serviços
    • Secretaria
    • Transportes
    • Alimentação
    • Atividades Extra-Curriculares
  • Pré-Inscrições
    • Formulário de Pré-Inscrição
    • Preçário
  • Notícias
  • Contactos
21 920 0493
91 682 6822
geral@colegioreggioemilia.pt
Colégio Reggio Emilia
  • Início
  • Colégio
    • História
    • Projeto Educativo
    • Abordagem Reggio Emilia
    • Etapas de Aprendizagem
    • Horário Escolar
    • Calendário Escolar
    • Instalações
  • Área Educativa
    • Jardim de Infância
    • Ciclos de Ensino
      • 1º Ciclo
      • 2º Ciclo
      • 3º Ciclo
    • Programa Fastrackids
    • Atelier
  • Serviços
    • Secretaria
    • Transportes
    • Alimentação
    • Atividades Extra-Curriculares
  • Pré-Inscrições
    • Formulário de Pré-Inscrição
    • Preçário
  • Notícias
  • Contactos

Notícias

Snoezelen – uma aventura do Jardim de Infância

  • Posted by
Snoezelen – uma aventura do Jardim de Infância

No dia 5 de abril, o Jardim de Infância assistiu a uma maravilhosa apresentação sensorial em Lisboa, no Forbrain Room. Esta sala está equipada com material para estimulação dos sentidos. É um local feito de luzes, sons, cores, texturas e aromas, onde os objetos são coloridos e disponibilizados para serem tocados e admirados pelas crianças. Patinhos, Girafas e Dragões gostaram de participar nesta aventura: uma viagem pelos cinco continentes, em que precisaram de explorar todos os sentidos para acompanharem o que era apresentado sobre cada local.

Educadora Cristina

 

Pela primeira vez é criada uma Sala Snoezelen aberta ao público, em Portugal. Esta forma de intervenção sensorial avançada está agora ao alcance de todos. A Sala Snoezelen da Forbrain, é um autêntico espaço “state of the art”. Encontra-se dotada dos mais avançados equipamentos, visando a utilização por crianças, adolescentes, adultos e seniores.

 

O que é o Snoezelen?

Snoezelen (do Holandês) resulta da contração de SNUFFELEN = cheirar, com DOEZELEN = relaxar.
O conceito de SNOEZELEN foi definido no fim dos anos setenta por dois terapeutas holandeses, Jan Hulsegge e Ad Verheul. Enquanto trabalhavam no De Hartenberg Institute, na Holanda, um centro para pessoas com défices mentais, os dois terapeutas perceberam respostas positivas que se conseguiam suscitar nos seus doentes, quando eram inseridos num ambiente sensorial que tinham preparado. Daí para a frente, a curiosidade e reconhecimento de toda a comunidade mundial, levou a que hoje as salas Snoezelen estejam presentes em Hospitais, Lares, Instituições de apoio a pessoas com défices vários de desenvolvimento, demências, etc, um pouco por todo o mundo.

 

A Sala

Sala Snoezelen, é “uma sala equipada com material para estimulação sensorial. É um local feito de luz, sons, cores, texturas e aromas, onde os objetos são coloridos e disponibilizados para serem tocados e admirados. Os sentidos primários são estimulados dando sensação de prazer (Amcip 2009)”

Dado o nível elevado de dependência de muitos idosos e outras pessoas portadoras de deficiência, ou até de crianças com necessidades educativas especiais, é preciso encontrar alternativas e complementos à fisioterapia, à animação sócio-cultural, à terapia ocupacional tradicional e outras actividades, para que estes possam ter maior qualidade de vida. No caso das crianças é necessário proporcionar ambientes propiciadores de aquisição de competências, libertos das exigências curriculares.
Os resultados positivos, revelados pela investigação na área da estimulação sensorial, têm contribuído para a crescente importância do snoezelen enquanto tratamento complementar à intervenção clínica- reabilitação. A estimulação sensorial é utilizada como promotora de relaxamento e lazer, especialmente aos que estão em processos demenciais e também, numa vertente preventiva e de alívio da dor ou facilitadora de aprendizagens ou descoberta de emoções e reações. Os meios utilizados possuem uma forte capacidade de estimulação, actuando em múltiplos circuitos neocorticais, a nível da propriocepção, sistema vestibular e cinestésico. O snoezelen é, sem dúvida, um campo fértil de buscas, de descobertas e possibilidades para a promoção de maior qualidade de vida.

Embora tenha sido como actividade específica para a deficiência mental profunda que a terapia Snoezelen se desenvolveu, não se destina exclusivamente a este grupo de pessoas. Estende-se a um domínio muito mais vasto. O Snoezelen desperta particular interesse no domínio das demências e na psiquiatria (Hulsegge, 1989:13). Conseguiram-se resultados encorajadores com patologias degenerativas do idoso (Pinkney, 1999), como a Doença de Alzheimer; em pessoas com doença mental, e ainda naqueles com dor crónica; com comportamentos hiperactivos; com danos cerebrais e outras situações semelhantes.
Além disso, Snoezelen está a ser muito apreciado pela população em geral, como antídoto ao stress. Actualmente o Snoezelen é utilizado quotidianamente nos campos da reabilitação, saúde, formação e terapia ocupacional. É também utilizado em estruturas escolares e de tratamento para crianças com deficiências e autismo (Mertens, 2005).

Créditos: Francisco Sanchez e Maria Inês de Abreu

FONTE: http://www.forbrain.pt/sala-snoezelen/descricao/

  • Share:

Previous post

Grande Prémio Telma Monteiro

Next post

Semanas dos Pais…

You may also like

Unicef
Convenção sobre os Direitos da Criança
IMG-20200214-WA0012
Os novos Elementos da sala dos Patinhos
IMG_3882 (1)
Duas Girafas e uma Corda

Pesquisar

Saiba mais

2º ciclo 3º ano Atividades Carnaval castanhas Chapitô Ciência Ciências correio correios corujas Costumes e Tradições crescidos Criatividade ctt desfile Dia Mundia da Água Distribuição de cartas Dragões Egito exposição faraós inglês inverno Jardim de Infância Jorge Judo Kidzania Lançamento do Livro Primeiros Passos Loris Malaguzzi Mem Martins mistérios Patinhos petizes reggio emilia futebol damaiense primeiro ciclo Reggio Emilia Sala dos Patinhos Semana da Culinária Sentimentos de Libby Walden e Richard Jone São Martinho trabalhos Vem Brincar Viagem visita Visita de estudo

O Colégio

  • História
  • Projeto Educativo
  • Abordagem Reggio Emilia
  • Etapas de Aprendizagem
  • Horário Escolar
  • Calendário Escolar
  • Instalações

Área Educativa

  • 1º Ciclo
  • 2º Ciclo
  • 3º Ciclo
  • Programa Fastrackids
  • Atelier

Serviços

  • Secretaria
  • Transportes
  • Alimentação
  • Atividades Extra-Curriculares

Colégio Reggio Emilia © 2016 Todos os direitos reservados.

  • Política de Privacidade
  • Mapa do Site
  • Administração
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência na utilização do site. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade.Aceitar
Política de Privacidade

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
GUARDAR E ACEITAR