
A estufa do Colégio Reggio Emilia
No dia 25 de fevereiro de 2019, as turmas do 5.º A e do 5.º B iniciaram o projeto da estufa do Colégio na aula de Ciências Naturais.
Numa primeira fase concebemos umas tabelas onde planificámos todo o processo de execução da estufa.
Posteriormente, passámos à elaboração da plantação de variadas espécies (girassol, cebola, tomate, rabanete, manjericão, lavanda e cebolinho). Esta atividade foi feita em pequenos grupos em que cada um tinha a sua função.
Desta forma ficámos a saber mais sobre as plantas e como reagem aos fatores abióticos. A elaboração deste projeto está a ser muito interessante e estamos ansiosos para ver as primeiras plantas a germinar.
Como a estufa funciona?
A função principal da estufa é proteger as plantas e manter as melhores condições para o perfeito desenvolvimento do cultivo. Ela é feita de materiais transparentes como o vidro ou o plástico que permitem a passagem da radiação solar que aquece o solo da estufa e emite radiação infravermelha. O ar da estufa é aquecido pela radiação infravermelha formando correntes de convecção (massas de ar quente sobem e massas de ar frio descem).
O calor que vem do sol aquece a massa de ar quente que sobe do teto da estufa, e não se perde porque ele é aprisionado.
Principais vantagens de utilizar a estufa agrícola
Além do controle das influências externas, organização racional e compacta do cultivo e plantação, as estufas podem:
-Permitir a colheita fora de época;
-Proteger a plantação de infestação de pragas como gafanhotos, besouros, borboletas ou qualquer outro inseto que possa acabar com as plantas;
-Impedir os ventos fortes de entrar e prejudicar o desenvolvimento do plantio;
-Controlar a entrada de luz, pois o contato muito grande com a radiação solar pode matar as mudas mais novas.
As plantas que são cultivadas dentro da estufa sempre terão um clima adequado, o que proporciona maior qualidade e desempenho, consequentemente maior lucratividade.
Erica Silva n.º 9, 5.ºA
Helena Marques n.º 12, 5.ºA
Marcelo Antunes n.º 14, 5.ºA
Fonte: http://www.revistaagropecuaria.com.br/2018/07/04/fique-por-dentro-de-alguns-detalhes-sobre-a-utilizacao-das-estufas-agricolas/