No dia 16 de outubro comemora-se em todo o mundo o Dia da Alimentação. O dia 16 de outubro marca o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em 1945. A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20.ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Neste dia realizam-se muitas atividades relacionadas com a nutrição e a alimentação, e conta com a participação de cerca de 150 países, incluindo Portugal. A comemoração deste dia tem como principais objetivos:
  • Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis;
  • Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo;
  • Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento;
  • Promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento;
  • Encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.
A pensar no incentivo para uma alimentação mais cuidada e saudável os alunos do primeiro ciclo estiveram à descoberta de novas cores, sabores e texturas vindos de frutas conhecidas e habituais e outras menos comuns na nossa mesa.

O desafio do 1.º ciclo

Foi lançado o desafio aos pais dos alunos do 1.º ciclo para que os seus filhos trouxessem para a sala uma fruta à sua escolha tendo sido sugerido que viessem para a sala frutas da preferência dos alunos ou menos conhecidas. O desafio teve uma grande adesão e o resultado final foi uma fantástica exploração em sala das frutas disponíveis e posteriormente seguiu-se uma deliciosa degustação de todas as frutas. Esta atividade cheia de cores e muitos sabores foi muito apreciada pelos alunos que se deliciaram a comer as frutas da sua preferência e a descobrir novos sabores.

Os alunos do 1.º ciclo