Mem Martins acordou com tambores, gargalhadas e muita cor!

Os alunos do Colégio Reggio Emilia vestiram-se a rigor e participaram no desfile de Carnaval das escolas de Algueirão – Mem Martins. Um dia diferente onde a imaginação saltou das escolas para as ruas da Vila.

O desafio

Com o objetivo de inundar as ruas com a criatividade, a imaginação e a alegria dos mais novos, a Junta de Freguesia de Algueirão – Mem Martins fez um convite a todas as escolas: Participarem num desfile de Carnaval. Desta forma a comunidade local poderia receber a magia do Carnaval.

A Origem do Carnaval

O Carnaval é uma tradição cristã com uma larga história para contar. Comemorado um pouco por todo o mundo simboliza o final do período que antecede a Quaresma. E se durante a Quaresma o povo cristão não come carne e se retira de outros excessos, durante o Carnaval o excesso é o mote. As festividades têm como objetivo a elevação do sentido social de cada individuo. Ao mesmo tempo que brinca e satiriza, o ser humano sociabiliza e prepara-se para os desafios que vão surgir. Apesar de na essência o Carnaval ser de origem Católica, hoje em dia abrange toda a sociedade, independentemente da sua orientação religiosa. Uma festividade que se afirma como um momento de partilha e diversão. Um momento em que cada indivíduo se liberta da sua rotina diária e se prepara para novos desafios. A cidade de Paris foi a principal exportadora do modelo atual para o mundo. De Nice a Santa Cruz de Tenerife, de Veneza a Nova Orleans, de Toronto ao Rio de Janeiro a festa espalha-se, as pessoas divertem-se e o mundo enche-se de cor e divertimento. A versão de Carnaval mais conhecida tem por base os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro.

O Tema do Colégio Reggio Emilia

O Colégio Reggio Emilia e o Colégio Vem Brincar trouxeram a magia do circo até à Vila. O Jardim de Infância e o terceiro ciclo vieram com coloridas roupas de palhaço que, no caso do Jardim de Infância do Colégio Reggio Emilia, foram criadas pelos alunos em contexto de projeto. O terceiro ciclo abriu e fechou o cortejo com roupas coloridas (de palhaço), brincadeiras e muita alegria carnavalesca. Por sua vez, os alunos do primeiro e do segundo ano trouxeram a magia para a rua mascarando-se de mágicos e coelhos. Os alunos do terceiro e do quarto ano vestiram-se de malabaristas e de trapezistas. O segundo ciclo embelezou o desfile com majestosas mascaras de mimos.

O Trajeto

O Colégio Vem Brincar veio de autocarro até ao Colégio Reggio Emilia com o intuito de liderar o cortejo. À sua frente estavam apenas dois alunos do 8.º ano: Mateus Ramos e João Guilherme Saraiva. O Mateus Ramos (8.º ano), o João Guilherme Saraiva (8.º ano), A Margarida Cunha (8.º ano) e o Manuel Alcoforado (8.º ano) estavam vestidos de Palhaço Pobre e desfilaram de forma muito ruidosa. Todos eles transportavam um bombo dos Bombeiros Voluntários de Algueirão – Mem Martins. Após o Colégio Vem Brincar vinham todos os alunos do Colégio Reggio Emilia, desde o Jardim de Infância até ao Terceiro Ciclo. O desfile saiu da Quinta do Butler e passou pela rua da República Popular de Moçambique, pela rua de Fanares e pela Travessa de Fanares. No final os alunos regressaram às suas escolas.

As Máscaras

Os palhacinhos do Jardim de Infância do Colégio Reggio Emilia vinham logo atrás do Colégio Vem Brincar com fatos de Palhaço criados em sala de aula. O Terceiro Ciclo abriu e fechou o cortejo com máscaras de palhaço.    Os Mágicos e os Coelhos do primeiro e do segundo ano levaram-nos para o mundo da imaginação onde a ilusão e a magia se tornam realidade. Por entre Trapezistas e Malabaristas encontrámos os alunos do terceiro e do quarto ano. O segundo ciclo veio em tons de preto e branco com mascaras de Mimos.

Agradecimentos

O Colégio Reggio Emilia agradece a todos os que permitiram que este dia fosse uma realidade. Para o ano contamos voltar e alegrar as ruas de Mem Martins. Os nossos alunos adoraram!