• Início
  • Colégio
    • História
    • Projeto Educativo
    • Abordagem Reggio Emilia
    • Etapas de Aprendizagem
    • Horário Escolar
    • Calendário Escolar
    • Instalações
  • Área Educativa
    • Jardim de Infância
    • Ciclos de Ensino
      • 1º Ciclo
      • 2º Ciclo
      • 3º Ciclo
    • Programa Fastrackids
    • Atelier
  • Serviços
    • Secretaria
    • Transportes
    • Alimentação
    • Atividades Extra-Curriculares
  • Pré-Inscrições
    • Formulário de Pré-Inscrição
    • Preçário
  • Notícias
  • Contactos
21 920 0493
91 682 6822
geral@colegioreggioemilia.pt
Colégio Reggio Emilia
  • Início
  • Colégio
    • História
    • Projeto Educativo
    • Abordagem Reggio Emilia
    • Etapas de Aprendizagem
    • Horário Escolar
    • Calendário Escolar
    • Instalações
  • Área Educativa
    • Jardim de Infância
    • Ciclos de Ensino
      • 1º Ciclo
      • 2º Ciclo
      • 3º Ciclo
    • Programa Fastrackids
    • Atelier
  • Serviços
    • Secretaria
    • Transportes
    • Alimentação
    • Atividades Extra-Curriculares
  • Pré-Inscrições
    • Formulário de Pré-Inscrição
    • Preçário
  • Notícias
  • Contactos

Comunicação e Arte no 1.º CEB

O Método de Loris Malaguzzi
  • Home
  • 1º Ciclo
  • Comunicação e Arte no 1.º CEB

Comunicação e Arte no 1.º CEB

  • Posted by

Abordagem Reggio Emilia – perspetiva histórica

O Colégio Reggio Emilia utiliza como método de ensino a abordagem desenvolvida pelo pedagogo Loris Malaguzzi, em Itália.

Trata-se de uma forma de aprender diferente que surge no período pós segunda guerra mundial. Esta foi uma época que ditou uma pesada derrota para o exército italiano. Mas se com o perder da guerra se esperava uma atitude derrotista por parte do povo italiano, a história acabou por nos contar uma realidade bastante diferente. A reconstrução do pós guerra estendeu-se não apenas aos edifícios, mas a todas as áreas da sociedade italiana, incluindo o próprio sistema de ensino.

Decorria o ano de 1945 quando, em Villa Cella, um lugar na periferia da cidade de Reggio Emilia, a comunidade Scouola Comunale del Infanzia – XXV Aprile, iniciava a construção da primeira escola. Com caminho aberto para os primeiros passos  da abordagem Reggio Emilia, Loris Malaguzzi decidiu juntar-se à iniciativa. Mais tarde, após se formar como psicólogo em Roma, Mallaguzzi foi um dos principais motores do movimento que implementou uma rede de creches e escolas em Reggio Emilia.  A primeira escola foi fundada em 1963.

Foi com base na metodologia de Loris Malaguzzi que o Colégio Reggio Emilia, em Mem Martins, construiu o seu modelo pedagógico. Este dita que a construção do conhecimento seja feita pela ação do sujeito, proporcionando uma aprendizagem baseada nas experiências de cada aluno. Este surge como protagonista de uma história contada na primeira pessoa, onde cada capítulo leva à criação da própria individualidade.

 

 

Um desafio para cada aluno

O projeto desenvolvido pela turma do primeiro ano é um exemplo da abordagem Reggio Emilia no Colégio. Partindo dos interesses de cada aluno durante a disciplina de Estudo do Meio (conhecer o seu meio) nasceu um novo desafio: trabalhar a escola em parceria com alunos de outro colégio/escola.

Num primeiro momento, os alunos tiveram que contactar outro estabelecimento de ensino para estabelecer essa parceria. O escolhido foi o Externato Santa Catarina, na Cruz Quebrada (Oeiras).

O trabalho sobre a escola foi o segundo desafio do projeto. Este procurou evidenciar a criatividade e individualidade de cada aluno com a construção de pequenas maquetes.

No final, a apresentação concretizou-se através de videochamada, com a apresentação dos trabalhos aos alunos do Externato Santa Catarina. Durante a apresentação os alunos conversaram e apresentaram as respetivas escolas.

 

Um trabalho desenvolvido pela professora do primeiro ano, Tânia Lopes,
que contou com a ajuda da professora e ateleirista do do Colégio Reggio Emilia, Elisabete Freire.

 

É com base nesta metodologia que o Colégio Reggio Emilia se apresenta à comunidade local. Trata-se da oferta de um sistema de ensino inovador onde cada aluno conta a sua história. O princípio básico é a utilização da arte como ferramenta para a construção do processo de conhecimento.

Flávio Martins

Tag:Estudo do Meio, Reggio Emila, Santa Catarina

  • Share:

Previous post

Judocas do Colégio Reggio Emilia em destaque na Lourinhã

Next post

Um Mundo melhor! 

You may also like

74533116_543456339540436_6041928261347311616_n
Entrei para o 1º ano
Descobrindo o meio aquático
À descoberta do meio aquático.
A descoberta dos sentimentos
À descoberta dos sentimentos

Pesquisar

Saiba mais

2º ciclo 3º ano Atividades Carnaval castanhas Chapitô Ciência Ciências correio correios corujas Costumes e Tradições crescidos Criatividade ctt desfile Dia Mundia da Água Distribuição de cartas Dragões Egito exposição faraós inglês inverno Jardim de Infância Jorge Judo Kidzania Lançamento do Livro Primeiros Passos Loris Malaguzzi Mem Martins mistérios Patinhos petizes reggio emilia futebol damaiense primeiro ciclo Reggio Emilia Sala dos Patinhos Semana da Culinária Sentimentos de Libby Walden e Richard Jone São Martinho trabalhos Vem Brincar Viagem visita Visita de estudo

O Colégio

  • História
  • Projeto Educativo
  • Abordagem Reggio Emilia
  • Etapas de Aprendizagem
  • Horário Escolar
  • Calendário Escolar
  • Instalações

Área Educativa

  • 1º Ciclo
  • 2º Ciclo
  • 3º Ciclo
  • Programa Fastrackids
  • Atelier

Serviços

  • Secretaria
  • Transportes
  • Alimentação
  • Atividades Extra-Curriculares

Colégio Reggio Emilia © 2016 Todos os direitos reservados.

  • Política de Privacidade
  • Mapa do Site
  • Administração
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência na utilização do site. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade.Aceitar
Política de Privacidade

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
GUARDAR E ACEITAR