O mundo aquático aos olhos dos nossos alunos!

Os alunos do Colégio Reggio Emilia começaram o ano com a descoberta do meio aquático, dos animais aquáticos e toda a vida dentro de água. Ainda o ano letivo estava a começar e já os alunos do primeiro ciclo viajavam até ao Fluviário de Mora, um espaço a descobrir no Noroeste do Alentejo. Mais recentemente, os alunos do Jardim de Infância foram até ao Oceanário de Lisboa. Os rios e os oceanos de todo o mundo foram assim descobertos pelos alunos do Colégio, uma aprendizagem que promete ficar para sempre registada nas memórias de todos.

O Fluviário de Mora

Situado junto ao Parque Ecológico do Gameiro, o Fluviário de Mora ofereceu aos alunos do Colégio uma aventura pelos rios de todo o mundo. Sala após sala, aquário após aquário, todos se admiravam com a diversidade dos ecossistemas de água doce. O nosso país e toda a Península Ibérica encontram-se bem representados no Fluviário de Mora que aborda todo o percurso que a água faz desde a nascente até à foz dos rios. Os mais curiosos puderam conhecer outras bacias hidrográficas, das quais destacamos o Rio Amazonas e os grandes lagos africanos. Durante a visita, os animadores do Fluviário foram mestres na transmissão de conhecimento, promoveram a água e sensibilizaram para a necessidade de um cuidado pormenorizado, sem o qual não seria possível a existências de todos aqueles ecossistemas.

O Oceanário de Lisboa

O Oceanário de Lisboa está situado em pleno Parque das Nações. Para lá chegarem, os alunos do Jardim de Infância tinham pela frente uma animada viagem de autocarro e, como tal, acordaram cedo com uma enorme vontade de partir à descoberta. Quando chegaram tinham à sua espera experiências únicas e inesquecíveis. Com a ajuda dos Educadores Marinhos foram desvendando os pormenores dos animais aquáticos. Entre outras coisas, manusearam dentes e ovos de tubarão. No final da visita, os alunos do Colégio adoraram estar sentados em frente a um enorme vidro, uma janela gigante para o mundo aquático e ver passar as raias, os tubarões, o peixe-lua, as cavalas, o cherne e muitos outros. A surpresa surgiu quando os mergulhadores vieram alimentar as raias e no final ainda lhes disseram adeus!
Em breve outras descobertas se seguirão!

Galeria fotográfica do Fluviário de Mora

Galeria fotográfica do  Oceanário de Lisboa