Ao longo do ano letivo desenvolveu-se um projeto de educação emocional no Colégio Reggio Emilia. 

Neste projeto, os alunos do 1.º ciclo tiveram a oportunidade de trabalhar as emoções básicas: alegria, tristeza, raiva, calma, medo e amor. Trabalhar a inteligência emocional das crianças permite o desenvolvimento de cinco capacidades essenciais: reconhecer as próprias emoções, saber controlar as próprias emoções, aproveitar o seu potencial, colocar-se no lugar dos outros e criar relações sociais. São estes os ingredientes que, juntos, nos permitem chegar a uma conclusão maior: a de que as crianças com uma boa orientação emocional são mais atentas e aprendem melhor. Assim, conseguiremos reconhecer estas emoções e controlá-las de forma mais ajustada. O 1.º ano teve a ajuda do “Monstro das Cores” para aprender a arrumar cada emoção num frasquinho. E os 2.º, 3.º e 4.º anos exploraram cada gaveta do “Pássaro da Alma”.

Psicóloga Vera Correia

[learn_press_profile]