No dia 14 de novembro, a turma do 9.º ano do Colégio Reggio Emilia começou a planear a decoração da sala de aula para o Natal.

A professora Carla começou por dividir a turma em quatro grupos correspondentes às quatro filas da sala, respetivamente, e dentro de cada grupo foi decidido quem iria ser o coordenador da equipa. A 1.ª fila ficou responsável por decorar a sala com o tema do inverno, a 2.ª pela decoração do quadro, a 3.ª fila pela decoração do teto e a 4.ª fila por fazer uma árvore de Natal.
Na semana seguinte, dia 21 de novembro, começaram a decidir o que iam fazer. A 1.ª fila decidiu fazer flocos de neve azuis para as janelas, flocos de neve brancos pendurados nos estores e, entre as duas janelas, um boneco de neve muito bem decorado. No placard de cortiça colocaram algodão branco para simular a neve e mais flocos de neve brancos. Debaixo do quadro juntaram mais “neve” e por fim, na porta, colaram uns flocos de neve de papel. A 2.ª fila decidiu fazer 24 meias vermelhas com papel eva, brilhantes e algodão, cada uma com o nome de cada aluno da turma e colocou-as à volta do quadro. Para enfeitar a parede debaixo do quadro, fizeram uma lareira feita com cartolina e com papel eva a simular o fogo. A 3.ª fila decidiu fazer várias bolas de esferovite decoradas, corações de papel eva e bonecos de neve para pendurar no teto. Por fim, a 4.ª fila, responsável pela árvore de Natal, desenhou-a em cartolina e decorou-a com bolas de esferovite, com fitas de Natal e com uma estrela. No dia 12 de dezembro, a turma do 9.º ano terminou a decoração que, para além de trabalhar a entreajuda e organização, também foi considerada para avaliação. A decoração da sala foi um grande desafio para todos, que conseguimos superar e que gostámos muito de fazer. A sala ficou muito bonita e iluminada com um grande espírito de Natal. Por isso, a turma do 9.º ano convidou toda a gente a ir visitar a sala de aula.

Opinião dos Coordenadores de Equipa:

1.º grupo:

Entrevistador – Gostaste de ter realizado este trabalho? Beatriz V. – Adorei, porque apesar de todas as complicações que podem surgir, eu gosto muito de decorar coisas. Entrevistador – Qual foi a parte mais fácil de se fazer? Beatriz V. – Acho que tudo é rápido e fácil de se fazer mas acho que a parte mais difícil foi colar os braços do boneco de neve à parede, pois eram paus de uma árvore, e ao próprio boneco de neve.

2.º grupo:

Entrevistador – Como surgiu a ideia do projeto para a tua fila? Lara – Pensei numa decoração natalícia regular. Entrevistador – Foi muito difícil liderar o teu grupo? Lara – A liderança foi um pouco complicada mas nada que não desse para superar.

3.º grupo:

Entrevistador – Qual foi a parte mais difícil de fazer no trabalho? Rita – Ter ideias criativas para decorar as bolas. Entrevistador – Gostaste do produto final do teu trabalho? Rita – Achei a decoração de algumas bolas muito engraçada.

4.º grupo:

Entrevistador – Qual foi a parte mais difícil de fazer no trabalho? João – Mover a árvore do papel para a parede da sala. Entrevistador – Foi muito difícil liderar o teu grupo? João – Eu não diria que foi difícil, mas sim um desafio.
Beatriz Valeroso e Pedro Basto – 9º ano

[learn_press_profile]