Durante os meses de janeiro e fevereiro os alunos do 2.º ano exploraram materiais como plasticinas e barras cuisinaire para aprenderem as frações. Ao longo de várias semanas os alunos foram aprendendo a divisão. Posteriormente, começaram por explorar as frações através da construção de bolos feitos com plasticinas. Este trabalho de construção de bolos foi feito a pares e a trios. Surgiram bolos das mais variadas cores e “sabores”, mas todos retangulares. Para ajudar os alunos a compreenderem melhor como funcionam as frações, dividiram o bolo em diversas partes. Iniciaram o corte do bolo em metades e depois juntaram novamente o bolo. Seguidamente, dividiram-no na terça parte e repetiram o processo de juntar as partes. Ainda o dividiram na quarta parte e, por fim, na quinta parte. Apresentaram os seus bolos à turma e escreveram a respetiva fração de como decidiram mostrar o seu bolo à turma (metade, terça parte, etc.).

E com as barras cuisinaire

Na semana seguinte exploraram novamente as frações, mas desta vez com barras cuisinaire. Cada grupo de trabalho decidiu as barras que queria e quais as partes que conseguiam constituir a barra.  Depois, escreveram as frações em papelinhos e apresentaram as suas descobertas à turma. Fizeram muitas descobertas sozinhos como, por exemplo, que 8/8 é uma unidade. Ficaram bastante interessados e empolgados com as suas descobertas. Exploraram materiais que adoram e ainda brincaram, construindo um bolo e ampliando os seus conhecimentos sobre as frações.