As Aulas de Educação Musical.

No decorrer das aulas de Educação Musical os desafios saltam com naturalidade para cima da mesa. Uma música após a outra e a diversidade das letras trazia consigo a questão: o que se quer transmitir com este tema? Um desafio difícil! Os alunos tinham que perceber, por um lado, a intenção por detrás de uma música e, por outro, a perceção do espetador. Rapidamente perceberam que a forma como comunicam condiciona a perceção de cada ouvinte. E, mesmo tendo em conta a individualidade de cada um, a perceção pode ser direcionada, trilhando um pouco o caminho de quem nos ouve. “Um Mundo Melhor” foi o tema que mais se destacou durante as aulas de Educação Musical. Gerou debates, criou problemas e fez despoletar muitas ideias diferentes. O desafio principal foi estudar a melhor forma para se transmitir este conceito.

O trabalho em Projeto

Debate após debate, os alunos do 7.º ano começaram a trabalhar em projeto. O objetivo era transmitir aos alunos do Jardim de Infância como poderíamos ter um mundo melhor. As aulas foram então palco de um turbilhão de ideias. Neste projeto participaram metade dos alunos da turma (1º semestre): Inês Barros, Joana Carrilho, Lara Mónica, Manuel Fernandes, Margarida Madureira, Maria Santos, Mariana Carriço, Miguel Rodrigues, Miguel Gonçalves, Pedro Basto, Reis Manuel, Rúben Manuel e Tiago Esteves. Os mesmos foram divididos em três grupos cada um com um dos seguintes temas: 1 – Reciclar o lixo; 2 – Respeitar o amigo; 3 – Um mundo melhor depende de nós, do que fazemos… só assim podemos ser felizes, precisamos de ter bons valores. O estudo e caracterização do recetor foi feito através de um questionário. Os alunos queriam conhecer as salas do Jardim de Infância, o número de alunos de cada grupo, as suas idades, o que mais gostam de fazer e como gostam de brincar. Desta forma conseguiram conhecer e adaptar a linguagem da história para o público que os iria ouvir. Durante o processo a Professora Patrícia Pascoal ajudou a trabalhar a afinação, a melodia, a flauta de Bisel e o movimento corporal. Por sua vez, a Professora Elisabete Freire ajudou na criação de um cenário e na construção de diversos instrumentos musicais para a história.

“A Música em Comunidade”

Com este trabalho projeto, os alunos conseguiram sair do contexto escolar. Para estes alunos do 7.º ano, a música transformou-se num veículo capaz de marcar a diferença na vida das pessoas. Aprenderam que com ela é possível transmitir diversos valores. O Jardim de Infância recebeu com alegria o 7.º ano. Com eles aprenderam que não devem mentir, roubar e bater e aprenderam os valores da amizade.

Uma pergunta à Professora de Educação Musical

– Professora Patrícia Pascoal, qual o balanço que faz deste projeto? – O projeto correu bem. A experiência com as crianças no Jardim de Infância foi fantástica! Elas entenderam e conseguiram colocar em prática alguns dos valores que falámos. Conseguimos envolvê-las nas músicas. Cantaram e dançaram. Foram muito participativas em tudo o que fizemos. Saíram da sala a cantar as nossas músicas.

Os alunos do 7.º ano estão de parabéns pois conseguiram fazer um trabalho maravilhoso :). Contamos convosco para mais projetos.

Flávio Martins