Os Alunos do Colégio Reggio Emilia visitaram exposição de Joan Miró

Os alunos do colégio Reggio Emilia visitaram a exposição “Materialidade e Metamorfose” de Joan Miró, que está patente na Galeria D. Luís, no Palácio Nacional da Ajuda.     Esta é a coleção que esteve envolvida em polémica no ano de 2014 quando o Governo quis vendê-la em leilão através da Christie’s, decisão que foi travada pelo Ministério Público, que impediu a saída das obras do país. As obras, propriedade do Estado Português, foram mostradas ao público na Casa de Serralves entre outubro de 2016 e junho passado e englobam um período de cerca de seis décadas da carreira do artista entre 1924 a 1981.     O pensamento visual de Miró e o modo como este explora as sensações táteis e visuais, e os processos de elaboração das suas obras poderão ser observados na exposição que tem como foco a transformação das linguagens pictóricas e aborda as suas metamorfoses artísticas tanto no desenho, como na pintura, na colagem ou na tapeçaria.               As oitenta e cinco obras de Joan Miró (mais sete do que em Serralves) eram, em grande parte, desconhecidas do público e podem agora ser apreciadas até dia 8 de janeiro de 2018. Para os alunos do Colégio foi uma oportunidade de tomar contacto com a obra que inspirou a imagem do Colégio e de, simultaneamente, visitar uma exposição de arte, o que, para alguns alunos, foi a primeira experiência neste âmbito.

Professor Mário Durão